Flor Rainha

Simples e com tanto significado, esta simbólica flor pode não ser a preferida de todos, mas é considerada sem dúvida a rainha das flores.

Quando se pensa em oferecer uma flor, a rosa é logo a primeira escolha e certamente é a escolha ideal. A sua enorme diversidade de cores, tamanhos e perfumes, fazem com que a sua presença se torne evidente e se manifeste em diversos locais e de diferentes formas. Seja, na arte, na decoração e até mesmo eventos.

Enfim, uma rosa dá sempre requinte e encanto, seja qual for o motivo ou o momento uma rosa fica sempre bem.

A história da Rosa:

A origem desta flor, leva-nos a uma viagem quase intemporal.  

As rosas estão entre as flores mais antigas do mundo, considerando-se que a sua existência tem pelo menos 200 milhões de anos.

Desde 2650 a.C. , que começou a ser cultivada pelos chineses, e por isso, determina-se que a sua origem seja obviamente asiática.

Por sua vez, esta flor fez parte de diferentes culturas e povos, tais como egípcios, babilônios, e gregos. Uma bonita flor que foi por diversas vezes usada em diferentes contextos, desde ser um elemento decorativo, ou até mesmo alimentar. Muitas foram as funções atribuídas as rosas.

Posteriormente, foi introduzida na Europa pelos Persas. E são inúmeras as figuras históricas que deram ainda mais significado a esta flor, desde a Cleópatra, Afrodite, Imperatriz Josefina, entre outras.

Espécies das Rosas:

Devido à sua diversidade morfológica, existem milhares espécies de rosas, ao todo estima-se que existam 126 espécies originais silvestres. No entanto, com a evolução do tempo e a mão humana, foram desenvolvidas cerca de mais de 30 mil espécies. Porém, pode facilmente agrupar-se estas espécies em grupos. Tais como;  rosas bravas, arbustivas, canteiro, trepadeira e rugosas.

Curiosidades sobre as Rosas:

  • Todas as rosas são comestíveis, porém as mais saborosas são aquelas que são perfumadas;
  • Podem ser cultivadas para comer, no entanto, o seu cultivo deve ser 100% orgânico;
  • Rosas de floricultura, não são para consumo humano;
  • As Rosas podem ter benefícios terapêuticos;
  • São suculentas e por isso permitem a criação de xaropes, águas aromatizadas, cremes e geleias.

Fique atento ao nosso blog e descubra tudo sobre a Rainha das Flores.