O Abeto Nordman é a variedade de abeto mais vendida no mundo e consequentemente aquela que é mais decorada!! 😊 É simétrico, com uma forma triangular clássica, tem ramos dispostos de forma a dar lugar a globos e decorações, é espesso e bem constituído.
Entre os países que vendem Árvores de Natal, a Dinamarca é um dos mais importantes, com 10-12 milhões de árvores vendidas por ano.

  • Tem e curiosidade e gostaria de saber mais sobre a Árvore de Natal Nordmann? Então vamos lá…


Porquê que a Árvore de Natal Nordmann é tão especial?

A Árvore Nordmann foi batizada em homenagem ao botânico finlandês Alexander von Nordmann, que a descobriu na Geórgia. O botânico foi atraído pela cor verde escura, pelo formato triangular, pela consistência dos ramos, pelas agulhas longas, macias e pelo discreto cheiro de resina. O abeto Nordmann encontra-se na Turquia, Geórgia, norte da Arménia, as montanhas ao redor do Mar Negro e no Cáucaso russo.
         O nome científico é Abies Nordmanniana.
A árvore pode atingir cerca de 55-/65 m de altura e 2 m de diâmetro, cresce mais rápido do que outras espécies de abetos e é resistente a doenças. A resina não cheira tão forte como a das outras espécies e não causa alergia. Um pinheiro de 2m tem cerca de 200.000 agulhas.

Para além do que já foi referido, permanece fresco durante muito tempo após ser cortado e as agulhas não caiem. Todas estas qualidades, fizeram de Nordman a Árvore de Natal mais requisitada. Começou a ser cultivada em abundância na Holanda, foi assim que surgiram as fazendas de abetos. Ainda assim, o país em que o abeto Nordmann adaptou-se melhor foi a Dinamarca, onde existe uma associação de produtores de abetos – Associação Dinamarquesa de Árvores de Natal – que tem cerca de 4000 membros, todos produtores de abetos de Natal, o abeto de Nordmann é aquele que é mais produzido.




Como é que se cultivam abetos?

O que é uma fazenda de pinheiros?


         Bernt Johan Collet teve uma fazenda de abetos em Sydsjaelland por 50 anos – A Collet Farm. É um dos maiores produtores de abetos na Dinamarca, colhe cerca de 600.000 abetos anualmente em 17 países.
O produtor conceituado define este processo como lento e que é essencial ter paciência para dar lucro. As árvores precisam de 4 anos a partir do momento em que são semeadas até que sejam removidas e plantadas ao ar livre. Até então, crescem em estufas especialmente arranjadas e cuidadosamente preparadas para essa finalidade.
         Depois dessa fase, são necessários mais 8 anos até que a árvore atinja o tamanho em que pode ser cortada. Ou seja, para se tornar lucrativa, a fazenda precisa de 12 anos.

O período mais atarefado na fazenda Collet é o período da colheita, que é no final do outono e dura cerca de 3 semanas. Nesse curto espaço de tempo, os primeiros são colhidos, embalados, palatizados, carregados em caminhões e enviados para 17 países. Antes da colheita, os cones são recolhidos, as ervas daninhas são removidas e as árvores são marcadas. Nesta época, o número de funcionários passa de 20 para 260. Trabalham em 3 turnos para que tudo fique pronto a tempo. São carregados cerca de 1000 caminhões que chegam à Alemanha, à Holanda, à França, à Noruega, à Polónia e a outros países da Europa e do mundo.

Recomendações dos agricultores para aproveitarmos ao máximo a Árvore de Natal:

  • A árvore não deve ser transportada repentinamente de uma temperatura muito baixa do lado de fora para uma alta temperatura do lado de dentro.
  • A adaptação deve ser feita aos poucos e, se houver possibilidade, manter o pinheiro num local mais fresco antes de entrar em casa;
  • Para durar o máximo possível, o caule deve ser colocado em uma tigela com água. Antes de colocá-lo na tigela, corte uma porção de min. 1 cm do caule para melhor absorção;
  • O abeto absorve a humidade e, através das agulhas, é aconselhável ser ocasionalmente pulverizado com água com um pulverizador. O mesmo deve ser feito com os abetos em vasos;
  • A árvore deve ficar o mais longe possível da fonte de calor. Quanto mais frio, mais tempo dura.
  • As Árvores de Natal alegram-nos nesta época maravilhosa e deslumbrante. Não há nada como nos reunirmos com a família, com os amigos e desfrutarmos de uma época tão única e especial, com tudo aquilo que ela tem de melhor. É uma das melhores alturas do ano e uma das mais inesquecíveis!!
  • Pondo isto, e após estas diversas curiosidades…Resta-nos desejar a todos um bom Natal, com saúde, paz e muita alegria!! Que o espírito de Natal, seja repleto de decorações lindas, boa comida e muitos doces!!

Encomenda o seu Pinheiro de natal aqui:

-> https://fleurdeparis.pt/produto/pinheiro-de-natal-nordmann/?fbclid=IwAR1uBJP71ub4ohdawa4WBEFf9utYpbNaarOqoHBs-NggZcFe-VYDNPg-y8A

Sempre ao vosso dispor,
Atenciosamente,
Fleur de Paris®